Escolher um bom nicho de mercado
De todas as decisões tomadas por um empreendedor no que se refere a
sua empresa, é provável que a mais importante seja a escolha do segmento
de atuação. Isso significa definir que produtos vender e para quem
oferecer esses produtos.
Uma decisão acertada aqui representa um passo muito importante em
direção ao sucesso pela seguinte razão: se você tem um bom produto, para
o qual existe uma boa demanda, todo o restante se torna mais fácil, na
medida em que mais e mais pessoas conhecerão seu produto, divulgando-o
de forma positiva a outros consumidores potencialmente interessados.
O que vender?
Afinal, o que seria um bom produto para ser comercializado na Internet?
Pensemos em um produto de uma forma mais ampla: qualquer coisa
oferecida na Internet em troca de pagamento. Pode ser um bem tangível,
como um livro, uma obra de artesanato ou um DVD; pode ser digital, como
um software ou e-book; pode ser um serviço de web design ou tradução, e
assim por diante. Um bom produto é algo que atende a alguma necessidade
ou algum desejo de seu público potencial. É algo que os consumidores online precisam ou, pelo menos, gostariam de adquirir.
“Antes de mais nada, é importante você conhecer os produtos que já
estão fazendo sucesso na Internet, verificar suas características e atributos
e, a partir daí, verificar se o produto que você pretende comercializar possui
características similares. Por exemplo: portabilidade, que implica facilidade
de manuseio e baixo custo de frete; padronização, que representa
segurança ao comprador pelo conhecimento prévio do que está comprando;
custo relativamente baixo, que diminui a sensação de risco por parte do
comprador; e identificação com o internauta, que, como vimos, tem boa
formação, nível de renda mais alto e familiaridade com tecnologia.”
Para quem vender?
Essa é a segunda pergunta de fundamental importância a ser
respondida por você, pois um produto só pode ser considerado bom se
atender a alguma necessidade de alguém. O desafio, portanto, é buscar
consumidores on-line que, preferivelmente, estejam ávidos por adquirir o
produto que você oferece, ou seja, encontrar nichos de mercado que, por
alguma razão, não estão plenamente atendidos e nos quais você pode se
firmar como líder. E como encontrar esses nichos e avaliar a possível
demanda por seu produto?
Você pode ver abaixo uma síntese das principais variáveis que devem
ser consideradas na busca pela resposta. Ela serve como um roteiro para
você avaliar o mercado potencial para seu produto.
Quem é seu cliente-alvo? Ele está na Internet?
O fato de um produto ser bem vendido nas lojas tradicionais não
significa necessariamente que será bem vendido também na Internet. O
consumidor on-line representa uma parcela relativamente pequena, mas
poderosa, dos consumidores tradicionais. Ele compõe a elite dos
consumidores e está no topo da pirâmide nos quesitos renda e
escolaridade. O que você vai precisar descobrir, por meio de pesquisas e
comparações, é se o consumidor típico de seu produto faz parte desse
seleto grupo.
Qual é o tamanho do mercado?
Você deve descobrir também a quantidade estimada de consumidores
que compõe esse mercado. Muitas vezes, essa quantidade torna inviável o
negócio e não justifica o investimento.
O volume de concorrência é aceitável?
Além de um levantamento da demanda, você precisa fazer outro da
oferta de fornecedores de seu produto. Às vezes, o mercado é grande, mas
a concorrência é feroz e predatória, o que representa um sinal amarelo para
sua entrada naquele segmento.
Existem restrições legais que dificultam a comercialização?
Alguns segmentos de negócios parecem extremamente interessantes no
que se refere aos aspectos citados acima. No entanto, uma análise mais
atenta pode revelar que essa aparente facilidade é decorrente de barreiras
naturais ou legais que dificultam ou até inviabilizam o negócio. É necessário
avaliar se essas barreiras podem ser superadas ou se é melhor escolher
outro segmento.
Espero que este texto tenha lhe ajudado a entender um pouco sobre o comercio na internet...
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