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segunda-feira, 14 de maio de 2012

Escolher um bom nicho de mercado pode fazer com que seu empreendimento seja bem sucedido.



Escolher um bom nicho de mercado

De todas as decisões tomadas por um empreendedor no que se refere a
sua empresa, é provável que a mais importante seja a escolha do segmento
de atuação. Isso significa definir  que produtos vender e para quem
oferecer esses produtos. 

Uma decisão acertada aqui representa um passo muito importante em
direção ao sucesso pela seguinte razão: se você tem um bom produto, para
o qual existe uma boa demanda, todo o restante se torna mais fácil, na
medida em que mais e mais pessoas conhecerão seu produto, divulgando-o
de forma positiva a outros consumidores potencialmente interessados. 

O que vender? 
Afinal, o que seria um bom produto para ser comercializado na Internet?
Pensemos em um produto de uma forma mais ampla: qualquer coisa
oferecida na Internet em troca de pagamento. Pode ser um bem tangível,
como um livro, uma obra de artesanato ou um DVD; pode ser digital, como
um software ou e-book; pode ser um serviço de web design ou tradução, e
assim por diante. Um bom produto é algo que atende a alguma necessidade
ou algum desejo de seu público potencial. É algo que os consumidores online precisam ou, pelo menos, gostariam de adquirir. 

 “Antes de mais nada, é  importante você conhecer os produtos que já
estão fazendo sucesso na Internet, verificar suas características e atributos
e, a partir daí, verificar se o produto que você pretende comercializar possui
características similares. Por exemplo: portabilidade, que implica facilidade
de manuseio e baixo custo de frete;  padronização, que representa
segurança ao comprador pelo conhecimento prévio do que está comprando;
custo relativamente baixo, que diminui a sensação de risco por parte do
comprador; e identificação com o internauta, que, como vimos, tem boa
formação, nível de renda mais alto e familiaridade com tecnologia.” 

Para quem vender? 
Essa é a segunda pergunta de fundamental importância a ser
respondida por você, pois um produto  só pode ser considerado bom se
atender a alguma necessidade de alguém. O desafio, portanto, é buscar
consumidores on-line que, preferivelmente, estejam ávidos por adquirir o
produto que você oferece, ou seja, encontrar nichos de mercado que, por
alguma razão, não estão plenamente atendidos e nos quais você pode se
firmar como líder. E como encontrar esses nichos e avaliar a possível
demanda por seu produto?

Você pode ver abaixo uma síntese das principais variáveis que devem
ser consideradas na busca pela resposta. Ela serve como um roteiro para
você avaliar o mercado potencial para seu produto. 

Quem é seu cliente-alvo? Ele está na Internet?
O fato de um produto ser bem vendido nas lojas tradicionais não
significa necessariamente que será  bem vendido também na Internet. O
consumidor on-line representa uma parcela relativamente pequena, mas
poderosa, dos consumidores tradicionais. Ele compõe a elite dos
consumidores e está no topo da pirâmide nos quesitos renda e
escolaridade. O que você vai precisar descobrir, por meio de pesquisas e
comparações, é se o consumidor típico de seu produto faz parte desse
seleto grupo. 

 Qual é o tamanho do mercado?
Você deve descobrir também a quantidade estimada de consumidores
que compõe esse mercado. Muitas vezes, essa quantidade torna inviável o
negócio e não justifica o investimento.

 O volume de concorrência é aceitável?
Além de um levantamento da demanda,  você precisa fazer outro da
oferta de fornecedores de seu produto. Às vezes, o mercado é grande, mas
a concorrência é feroz e predatória, o que representa um sinal amarelo para
sua entrada naquele segmento. 

 Existem restrições legais que dificultam a comercialização?
Alguns segmentos de negócios parecem extremamente interessantes no
que se refere aos aspectos citados acima. No entanto, uma análise mais
atenta pode revelar que essa aparente facilidade é decorrente de  barreiras
naturais ou legais que dificultam ou até inviabilizam o negócio. É necessário
avaliar se essas barreiras podem ser  superadas ou se é melhor escolher
outro segmento. 

Espero que este texto tenha lhe ajudado a entender um pouco sobre o comercio na internet...
Deixe seu comentário!

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