Encontrando os consumidores
De nada adianta ter um site fantástico, se ninguém visitá-lo. Como as pessoas vão saber queseu site existe? Você precisa ir ao encontro delas.
De nada adianta ter um site fantástico, se ninguém visitá-lo. Como as pessoas vão saber queseu site existe? Você precisa ir ao encontro delas.
Uma
maneira excelente de se fazer isso é aparecer nas buscas. Quando alguém procura
pelos seus produtos ou serviços, seu site precisa aparecer. Há duas maneiras de
se fazer isso. A mais fácil é pagar para aparecer. Quando você faz uma busca,
há pequenos anúncios que são exibidos em cima e ao lado dos resultados,
relacionados com sua pesquisa. Qualquer um pode pagar para aparecer ali.
O
método mais complexo, porém, dá mais resultados. Trata-se de preparar o seu
site para que seja bem indexado pelo buscador, de modo a aparecer nos
resultados não pagos.
Esses
resultados são chamados de "busca natural". Um site benfeito, com uma
estratégia acertada, deve aparecer bem na busca natural por palavras relevantes
para o negócio.
Outras
palavras serão difíceis de alcançar. Mesmo para essas, recomendamos uma
estratégia de otimização específica, porque os resultados da busca natural
costumam ser muito melhores.
Faça
anúncios durante o trabalho de otimização. Depois, reserve os anúncios para algumas
poucas palavras-chave onde seu site não conseguir um bom posicionamento.
Por
que, afinal, alguém entraria em seu site? E por que alguém voltaria a ele, se
seu site permanece com exatamente o mesmo conteúdo por semanas? Ofereça
conteúdo relevante e serviços valiosos para seu público.
Primeiramente,
você pode fornecer informações e serviços diretamente relacionados ao seu negócio.
Informações em primeira mão sobre seus produtos, novos lançamentos, promoções, atendimento
e tira-dúvidas são exemplos claros. Você também pode oferecer a quem já é cliente
informações sobre o processamento de um pedido ou vantagens exclusivas.
Por
outro lado, você também pode oferecer informações sobre temas marginais ao seu negócio
que atraiam potenciais compradores com um serviço relevante. Por exemplo, uma
loja de autopeças pode oferecer dicas para dirigir em estradas ou material
sobre cuidados com o carro. Essas pessoas não são compradores imediatos, mas
quando precisarem comprar, conhecerão e confiarão na marca.
Sua
estratégia não se restringe a seu site
Há
gente falando sobre seu produto e seu mercado no Orkut, nos blogs, nos grupos
de discussão e fóruns. Sua empresa pode encontrar essas pessoas. Você não pode
invadir suas comunidades e simplesmente fazer propaganda. Mas pode começar um
relacionamento com essas comunidades, oferecer informação, estabelecer uma
relação de confiança, e a venda virá.
Há
ferramentas para encontrar essas comunidades de usuários, e há algumas
abordagens acertadas e muitas ruins para isso.
Encontre
gente experiente para conduzir esse trabalho. Comece oferecendo informação
relevante
de graça, e esteja disposto a ouvir. Você vai encontrar consumidores que, se
ouvidos e bem atendidos, vão divulgar de bom grado seus produtos e serviços.
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